A Fanfarra que virou Banda Marcial
A Fanfarra da E.E Profª Gracinda Maria ferreira teve início em 2007, após o recebimento de um kit de instrumentos em 2006. Com muito esforo e dedicaão de ex-alunos, voluntários e funcionários da escola a Fanfarra começou com aproximadamente 15 alunos. Apesar de todos os desafios, o interesse e a dedicação do grupo fez com que a Fanfarra crescesse a cada dia mais, tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Em 2011 surgiu o projeto de ampliação de fanfarra para banda marcial.
Para que esta mudança acontecesse foi necessária a ajuda dos comerciantes do bairro, que de pronto se prestaram a ajudar, de todos os alunos, de outras bandas da zona noroeste que inicialmente emprestaram alguns instrumentos para esta mudança e principalmente da direção da Escola, que esteve sempre disposta a ajudar quando foi solicitada.
A mudança ampliou os horizontes tanto para a Escola quanto para os alunos, fazendo com que o interesse pelas atividades da Banda aumentassem cada dia mais.
Todo este processo pode ser notado através das fotos das apresentações no album de fotos do site.
O aluno que se interessar em participar deve ler o regulamento abaixo e em seguida clicar no botão "quero participar" e baixar a ficha de inscrião que deve ser entregue à direção da Banda.
Regulamento Padrão Banda Marcial GMF
Da disciplina.
A disciplina é peça chave dentro da Banda. Todo aluno deve apresentar comportamento exemplar dentro da Banda e na Escola. Caso haja reclamações apresentadas pelos professores em relação ao comportamento ou desempenho escolar de algum aluno dentro da sala de aula ou do ambiente escolar, este terá o prazo de uma semana para reparar seu comportamento, ou será expulso da Banda.
Demonstrações de falta de disciplina excessiva são passíveis de expulsão imediata da Banda.
Do respeito necessário.
Todos os membros devem ser respeitados pelos companheiros. Caso haja qualquer tipo de desrespeito, bullying ou afins caberá ao praticante expulsão imediata.
Do estudo.
Todo aluno deve apresentar o mínimo de comprometimento com os estudos propostos pelos colaboradores da Banda. Caso fique comprovado que o aluno não está se empenhando nem estudando o material proposto, este é passível de recolocação ou expulsão.
O bom comportamento e esforço para o alcance dos objetivos coletivos da Banda podem ser recompensados individualmente através da adição em notas, provas e trabalhos, desde que em acordo com os professores.
Das faltas.
Cada membro da Banda tem o direito de faltar até 5 vezes aos ensaio sem motivo aparente. Caso falte 3 vezes consecutivas ou 5 alternadas, este membro é passivo de punição ou expulsão.
Considera-se falta justificada aquelas por motivo de doença, desde que haja atestado médico, serviço militar, desde que com atestado e por motivos de força maior como falecimento de parentes ou familiares próximos e outros.
Do horário.
Todo membro, desde aluno até colaborador tem a obrigação de chegar nos horários pré estabelecidos pela direção da Banda, sendo o não cumprimento passível de punição, suspensão ou expulsão.
Considera-se como tolerância o prazo de 15 minutos após o início marcado, sendo as chegadas neste período passível de punição. Caso o aluno chegue após este prazo, caberá ao colaborador responsável decidir se o aluno poderá participar da aula ou não, porém a falta deve ser marcada.
Faltas avisadas previamente são passíveis de serem abonadas.
Do equipamento.
Fica o aluno responsável pela quebra, perda, roubo, extravios e afins de qualquer material de uso comum ou individual sob sua responsabilidade.
Fica pré-estabelecida autoridade máxima a qualquer um dos colaboradores, sendo eles capazes de acrescentarem regras específicas de seus interesses.
Santos, 25 de Abril de 2011.
A Escola
A E.E Profª Gracinda Maria Ferreira , antiga E.E.P.G. Parque do Engenho, localiza-se na Vila São Jorge em santos e tem aproximadamente 700 alunos. A escola é conhecida regionalmente pelo trabalho desenvolvido pelos professores de educação física, através da equipe de tênis de mesa e principalmente do time de vôlei, grande campeão em diversas categorias.
Nossos Alunos
Os alunos participantes da Banda apresentam uma positiva mudança em seus comportamentos, o que reflete na melhoria da qualidade de ensino. Esta melhoria é frequentemente notada e reportada pelos professores, que consagram a banda como uma forma de melhorar a disciplina em sala de aula e retirar jovens e adolescentes de ambientes de risco.